Uberaba Registro de Marcas e Patentes

Atendemos todo território Nacional

Ligação para Região de Uberaba:

Atendimento de segunda a sexta das 8:00 as 18:00 atendimento direto de todo Brasil.

Plantao 24 horas Whatsapp:

Atendimento de segunda a segunda 24 horas por dia inclusive feriados.

Departamentos

Departamentos Jurídico / Administrativo / Dúvidas

E-mail: juridico@aybores.com.br

Atendimento ao cliente / Comercial / Agendamento

E-mail: contato@aybores.com.br

Registro de Marcas e Patentes Uberaba.

Ayborés marcas e patentes atende toda região da Cidade de Uberaba desde 2002, Uberaba registro de marcas e patentes, registro de marcas e patentes em Uberaba, registro de patentes, registro de desenho industrial, recurso de marca, recurso de patente, notificação judicial e extra judicial de marca, oposição de marca, manifestação a oposição de marca, recurso contra indeferimento de marca, prorrogação de registro de marca, acompanhamento processual de marca, marca mista, marca nominativa, marca figurativa, registro de logo, registro de nome, registro de empresa, registro no Brasil, conte com a Ayborés marcas e patentes.

Registro de marca no INPI  Uberaba.

telefone 0300-100-1000 ou pelo site www.aybores.com.br

Ayborés marcas e patentes, desde 2002 registrando marcas com total responsabilidade e segurança.

Uberaba marcas e patentes

 

Dúvidas Frequentes de Marca.

O que é marca?

Marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas. A marca registrada garante ao seu proprietário o direito de uso exclusivo no território nacional em seu ramo de atividade econômica. Ao mesmo tempo, sua percepção pelo consumidor pode resultar em agregação de valor aos produtos ou serviços.

Como registrar?

Um pedido de registro de marca é feito pelo preenchimento de formulário, que deve ser entregue junto com o arquivo da imagem e procuração (se houver) ao INPI. O processo pode ser feito pela internet ou em papel.

A busca prévia é obrigatória?

A busca prévia de marca não é obrigatória. Entretanto, é aconselhável ao interessado realizá-la antes de efetuar o depósito, na classe (atividade) que pretende registrar seu produto ou serviço, para verificar se já existe marca anteriormente depositada ou registrada.

O que é registrável como marca?

A marca pode ser conferida para um produto ou para um serviço, contanto que tenha poder de distingui-lo de outros semelhantes ou afins. São registráveis como marca sinais visuais. Portanto, a lei brasileira não protege os sinais sonoros, gustativos e olfativos. 

Posso registrar minha marca sem contratar um intermediário?

Sim. Você pode fazer o pedido de marca no INPI sem nenhum intermediário porem, não e aconselhável, pois existe o conhecimento técnico que só os especialistas possuem, e no caso de oposições ou ações judiciais, ter que contratar um profissional, assim, o processo poderá ficar bem mais caro,  O mesmo vale para o acompanhamento do processo. 

Quais são os direitos e deveres do titular de uma marca?

A marca registrada garante a propriedade e o uso exclusivo em todo o território nacional por dez anos. O titular deve mantê-la em uso e prorrogá-la de dez em dez anos.

Pessoa física pode requerer o registro?

A pessoa física pode requerer o registro de marca, desde que comprove a atividade exercida, através de documento comprobatório, expedido pelo órgão competente. Verifica-se a habilitação profissional diante do órgão ou entidade responsável pelo registro, inscrição ou cadastramento. 

Como acompanhar o andamento do processo?

O acompanhamento é possível por meio do número do processo, através da consulta à Revista da Propriedade Industrial (RPI), o meio oficial de consulta, que está disponível gratuitamente no portal do INPI. A cada terça-feira é disponibilizada uma nova edição.

Também é possível consultar a situação e o histórico de seu processo através do sistema de busca de marcas em nosso portal.

Recomendamos que contrate algum sistema ou empresa que possa realizar o

monitoramento do seu processo, assim não existira o risco da perda de prazos.

 Quando ocorre a perda do direito?

O registro da marca extingue-se pela expiração do prazo de vigência; pela renúncia (abandono voluntário do titular ou pelo representante legal); pela caducidade (falta de uso da marca) ou pela inobservância do disposto no art. 217 da Lei de Propriedade Industrial.

 Quando pode ser efetivada a transferência de titularidade?

A petição de transferência pode ser efetivada a qualquer momento depois do depósito do pedido de registro de marca.

Qual é o tempo de duração de um registro de marca?

O registro de marca vigora pelo prazo de dez anos, contados da data da concessão, prorrogáveis por períodos iguais e sucessivos. O pedido de prorrogação deverá ser formulado durante o último ano de vigência do registro, mediante pagamento.

O que é direito do usuário anterior?

Toda pessoa que, de boa-fé, usava no País, há pelo menos seis meses, marca idêntica ou semelhante, para a mesma atividade ou atividades afins, pode reivindicar o direito de precedência ao registro.

Ficou alguma dúvida? A sua pergunta ou resposta não está aqui? Entre em contato pelo telefono 0300-100-1000 ou pelo portal www.aybores.com.br plantão 24 horas.

Uberaba é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localizado no Triângulo Mineiro, a 481 km a oeste da capital estadual, sua população estimada em 2021 era de 340 277 habitantes, sendo assim o oitavo município mais populoso do estado.[3]

O nome da cidade significa “Água cristalina”, derivado da língua Tupi.[6]

História

Uberaba tem sua origem na ocupação do Triângulo Mineiro, que ficou sob a jurisdição de Goiás até 1816, região que começou a ter importância preciosa. Por ser uma das metas administrativas da Coroa Portuguesa, o governador da Capitania de São Paulo e Minas Gerais articulou a abertura de uma estrada, missão que ficou a cargo de Bartolomeu Bueno da Silva Filho (filho de Anhanguera).

As estradas para Goiás, como essa, tornaram-se palco de batalhas, entre os exploradores dos sertões e os nativos.

Diante disso, o governo de Goiás viabilizou a segurança das estradas e por isso nomeou em 1742, o Coronel Antônio Pires de Campos, para policiar, amansar e até mesmo exterminar os nativos rebeldes, fato constatado com a matança dos Caiapós.[7]

O povoado de Uberaba foi fundado em fins de 1816 ou inícios de 1817, por Antônio Eustáquio da Silva e Oliveira (sargento-mor comandante da Companhia de Ordenanças do Distrito do Julgado do Desemboque da Capitania de Goiás), e surgiu a partir da migração de famílias que deixaram as já esgotadas regiões produtoras de ouro, e fracas para agricultura, da Capitania de Minas e de Goiás (Desemboque), em busca de terras férteis para se estabelecerem como agricultores e pecuaristas.

O local onde se instalou o Arraial de Uberaba, inicialmente denominado “Sertão da Farinha Podre”, às margens de um córrego, foi escolhido por existirem, naquela área, formada por seis colinas (Boa Vista, Estados Unidos, da Matriz, Cuiabá, Barro Preto e a colina da Misericórdia), grande quantidade de nascentes de córregos no alto dessas colinas, onde também foram construídas as primeiras casas.

Em 02 de março de 1820, O Sargento-Mor Eustáquio (Major Eustáquio) pediu e conseguiu de D. João VI a elevação de Uberaba à categoria de freguesia com o nome de Freguesia de Santo Antônio e São Sebastião do Uberaba, desmembrada da Freguesia do Desemboque.

Em 1831, é criada a Vila de Araxá, da qual Uberaba fez parte até sua emancipação política em 1836.
Em 22 de fevereiro de 1836, pela lei mineira número 28, Uberaba foi elevada à categoria de município, a Vila de Uberaba, desmembrando-se de Araxá.

Já na época, devido à importância regional e à prosperidade, a Vila de Santo Antônio de Uberaba elevou-se à categoria de cidade, em 02 de maio de 1856.[8]

Em 1882, é instalada a Escola Normal Oficial e, em 1885, o Colégio Nossa Senhora das Dores, das irmãs dominicanas, vindas diretamente da França para estabelecer em Uberaba sua Casa Matriz no país.

Em 1889, é inaugurada a Companhia Mojiana de Estradas de Ferro, facilitando a imigração européia para a cidade e o desenvolvimento da pecuária zebuína.

Já em 1895, começam a funcionar os cursos superiores de agronomia e zootecnia do Instituto Zootécnico de Uberaba.

Em 1903, por iniciativa dos irmãos maristas, que vieram da França, o Colégio Marista inicia o ensino para 86 alunos internos e externos.

Em 1904, inaugurou-se a Igreja São Domingos, um marco para os dominicanos, pelo fato de ser a primeira igreja da ordem dominicana construída no Brasil.[9]

 
Antiga Rua do Comércio em 1930, atual Artur Machado.[10]

Em 1905, é instalado o serviço de energia elétrica, impulsionando o desenvolvimento na cidade.

O Agente Executivo, Felipe Aché, criou em 1909 a primeira Biblioteca Pública Municipal de Uberaba, denominada “Bernardo Guimarães”. Ainda no mesmo ano é inaugurado o Grupo Escolar Brasil, o primeiro grupo escolar da cidade.

Em 1926, criou-se a primeira escola de ensino superior na área da saúde bucal e da farmacologia, conhecida como “Escola de Farmácia e Odontologia”, que recebia alunos das mais diversas regiões do Brasil e até do exterior.

O escritor Monteiro Lobato passou por Uberaba em 1946 e fez um discurso da campanha O Petróleo é Nosso, escrevendo:

[11]

Em 1947, O Professor Mário Palmério funda a Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro, possibilitando, na década de 1950, o ensino em outras áreas de conhecimento com as Faculdades Integradas de Uberaba (Uniube).[12]

A Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro se estabeleceu em 1954 e foi transformada em Universidade Federal do Triângulo Mineiro em 2005, oferecendo cursos em diversas áreas do conhecimento.

Em 1957, Aparecida Conceição Ferreira, a “Dona Cida”, funda o “Hospital do Fogo Selvagem”, referência nacional no tratamento do pênfigo foliáceo. Em 1959, fixa residência na cidade o médium espírita Chico Xavier, onde encontra-se sepultado desde seu falecimento em 2002.

Em 1961, a pavimentação da BR-050 chega à divisa São Paulo-Minas Gerais (na altura de Igarapava).

Entre as décadas de 1970 e 1980 são instalados os primeiros Distritos Industriais na cidade. Em 1992, foram inaugurados no distrito de Peirópolis: O Centro de Pesquisas Paleontológicas “Llewellyn Ivor Price”, e o Museu dos Dinossauros, possuindo fósseis datados de 65 a 72 milhões de anos de idade. Ainda na década de 1990 é criado o Parque Tecnológico de Uberaba (Univerdecidade) para viabilizar a pesquisa e o ensino técnico-profissionalizante, relacionados à ciência da informação e a agroindústria, notadamente para a genética vegetal e animal.

 
Santuário de Nossa Senhora da Abadia, padroeira da cidade.[13]

Em 14 de Agosto de 2007, sob A Lei Municipal 10.19, Nossa Senhora da Abadia é instituída como a padroeira da cidade devido a sua tradição e devoção popular na região.

Atualmente, a cidade é um centro comercial dinâmico com parque industrial diversificado, agricultura produtiva, pecuária seletiva, e estrutura de ensino desenvolvida, atendendo a demandas nos aspectos econômicos, culturais e de serviços essenciais à população.[14]

Documentos da história municipal de Uberaba

Transferência do Triângulo Mineiro à Capitania de Minas Gerais

Alvará de 4 de Abril de 1816:

“Eu, El Rei, faço saber aos que este meu alvará virem, que tendo creado a nova Comarca de Paracatú, assignando-lhe os limites, que me parecem próprios, na fórma do Alvará de 17 de maio do anno passado de 1815, e representando-me os povos da Campanha do Araxá, que comprehende os dous Julgados e Freguezias de S. Domingos e Desemboque, os grandes incommodos que supportam em viverem sujeitos à Capitania e Comarca de Goyaz, cuja Capital lhes fica em distância de mais de 150 léguas, sendo lhes penosos os recursos, de que frequentemente necessitam; ao mesmo passo que estando elles sujeitos à Capitania de Minas Geraes e à Ouvidoria de Paracatú que lhes fica próxima, podem ser mais facilmente ouvidos e soccorridos nas suas dependencias, sem serem obrigados a desamparar as suas casas e culturas de suas terras, ficando também mais desembaraçados e promptos para se empregarem no meu real serviço: e querendo eu evitar-lhes tão penosos inconvenientes, e promover as comodidades daquelles povos, que, pela sua industria e digna aplicação à lavoura, se fazem dignos da minha real comtemplação;……..Hei por bem separar e desannexar da Capitania e Comarca de Goyaz os ditos dous Julgados e Freguezias de S. Domingos do Araxá e Desemboque, com todo o território que lhes pertence; em mando que deste alvará em diante fiquem pertencendo à Capitania de Minas Geraes e à Comarca de Paracatú, fazendo parte dos limites desta….Dado no Rio de Janeiro a 4 de abril de 1816”.

Criação da freguesia

Decreto de 2 de Março de 1820:

…Sendo-me presente o grande desgosto que sofrem os colonos estabelecidos no Sertão da Farinha Podre, por se verem privados de socorro e pasto espiritual, sem que o possa obter com facilidade da Freguesia do Julgado do Desemboque, que dali dista mais de 60 léguas: Hei por bem que se estabeleça uma freguesia no distrito de Uberaba até a confluência do rio Paranaíba e rio Pardo, com a invocação de Santo Antônio e São Sebastião de Uberaba, dividindo-se com a Capela de N. S. do Monte do Carmo, e com a Freguesia do Desemboque, por onde mais conveniente for. E Sou outrossim servido, que nesta nova Freguesia haja também uma capela curada, no lugar que mais convier, para comodidade dos habitantes que novamente se acham por ali estabelecidos. A Mesa da Consciência e Ordens o tenha assim entendido, e faça executar com os despachos necessários. Palácio do Rio de Janeiro em 2 de março de 1820. Com a rubrica de Sua Majestade

Nota 1: A dita “confluência do rio Paranaíba e rio Pardo“, se refere à antiga divisa entre a Capitania de Goiás com a Capitania do Mato Grosso e a Capitania de São Paulo, a foz do atual Rio Pardo (Mato Grosso do Sul) com o rio Paraná.

Nota 2: a Capela de N. S. do Monte do Carmo é cidade de Prata (Minas Gerais).

Criação da vila

Decreto de 22 de Fevereiro de 1836:

“Manuel Dias de Toledo, Presidente da Província de Minas Gerais:

Faz saber a todos os seus habitantes que a Assembleia Legislativa Provincial decretou e eu sancionei a Lei seguinte:

Artigo 1- Fica elevado à Vila o arraial de Santo Antônio e São Sebastião de Uberaba, compreendendo no seu município a freguesia do mesmo nome e o distrito de Sacramento (Minas Gerais) da Freguesia do Desemboque, servindo de divisa pelo lado desta povoação a Lagoa dos Esteios e a linha do prolongamento da mesma lagoa até o Rio das Velhas ao Rio Grande.

Artigo 2- É suprimido o julgado do Desemboque, e a parte dele não compreendida no Município de Uberaba é incorporada ao de São Domingos do Araxá.

Artigo 3- Os habitantes do novo município são obrigados a construir à sua custa Casa para sessões da Câmara Municipal, Júri, uma cadeia segura conforme o plano que for determinado pelo governo; antes de verificar-se condição não terá lugar a execução desta lei”.

Dada no Palácio do Governo, na Imperial cidade de Ouro Preto, aos vinte e dois de fevereiro 1836.”

Nota : O Rio das Velhas citado é o atual rio Araguari (Minas Gerais).

Ata da instalação do município

Ata de 7 de Janeiro de 1837:

“Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e trinta e sete, décimo-sexto da Independência e do Império, aos sete dias do mês de janeiro do dito ano, neste Arraial de Santo Antônio e São Sebastião do Uberaba, Comarca do Rio Paracatu do Príncipe, Província de Minas Gerais, em nova Casa, construída pelos Cidadãos do novo Termo, para servir de Paço da Câmara, que vai se instalar, perante os novos vereadores, que hão de formar, eleitos na forma da Lei. E, em presença dos cidadãos que concorreram a este Ato, leu, o Capitão Domingos da Silva e Oliveira, o Ofício da Câmara Municipal da Vila do Araxá, pelo qual o convidava, como cidadão mais votado, a prestar juramento para Presidente da nova Câmara; E declarando que o tinha feito, leu a Certidão do mesmo juramento prestado a 20 de dezembro de mil oitocentos e trinta e seis. Leu a Portaria da Presidência da Província de Minas Gerais, de vinte de julho do dito ano, que ordena a execução da Lei Mineira número 28, que elevou este Arraial à Vila e que lhe marcou seus limites”.

Nota: Esta citada casa, construída pelo Capitão Domingos da Silva e Oliveira, para servir de Casa de Câmara e Cadeia de Uberaba, ainda hoje, serve como Gabinete do Prefeito e de Câmara Municipal de Uberaba.

Geografia

Topografia

Faz parte do Planalto Arenítico Basáltico da Bacia do Paraná. O relevo varia de plano ligeiramente ondulado na maioria absoluta de área do município, até fortemente ondulado em pequenas manchas de solos podzólicos. Seu relevo é 60% ondulado e 40% plano.

Clima

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), desde 1961 a menor temperatura registrada em Uberaba ocorreu em 21 de julho de 1981, com mínima de −2,2 °C. Valores negativos também ocorreram em 10 de julho de 1994 (−2 °C), 22 de julho de 1981 (−1 °C) e 27 de junho de 1994 (−0,2 °C). Por outro lado, em 17 de outubro de 2014, a máxima atingiu 40,7 °C, a maior da série histórica, seguido por 40,1 °C em 31 de outubro de 2002 e 40 °C em 19 de outubro de 2015. O recorde de precipitação em 24 horas é de 160,8 milímetros (mm) em 14 de novembro de 2016.[15]

[Esconder]Dados climatológicos para Uberaba [nota 1]
MêsJanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDezAno
Temperatura máxima recorde (°C)37,136,536,735,13432,533,736,138,740,738,536,940,7
Temperatura máxima média (°C)3030,630,3302827,52830,131,431,830,330,129,8
Temperatura média compensada (°C)23,823,923,622,6201919,121,123,224,223,823,822,3
Temperatura mínima média (°C)19,619,319,217,514,313,112,814,116,818,51919,617
Temperatura mínima recorde (°C)1314,6105,62,6−0,2−2,220,86,210,211,5−2,2
Precipitação (mm)328,2228,3241,494,949,621,99,614,653,1130,9203,4282,21 658,1
Dias com precipitação (≥ 1 mm)18151674212591317109
Umidade relativa compensada (%)78,176,477,272,570,267,159,950,854,461,47176,668
Horas de sol176,3186199233,3249,7246,4264,8277,9228,1225,4194,7179,12 660,7
Fonte: INMET (normal climatológica de 1991-2020;[16] recordes de temperatura: 1961-presente)[15]

Demografia

Desenvolvimento humano

De acordo com o IBGE, são dados da cidade:

Religião

 
Santuário da Medalha Milagrosa.

É uma cidade muito religiosa, o catolicismo, o espiritismo e protestantismo são as mais praticadas. Na cidade é muito tradicional as Folias de Reis, O Santuário da Medalha Milagrosa, e a Festa da Nossa senhora da Abadia, que em 2007 tornou-se a padroeira de Uberaba.

Existem aproximadamente 700 Testemunhas de Jeová em Uberaba, divididas em 11 congregações sendo uma em Libras. Existe atualmente 9 Salões do Reino nos quais estão divididas todas as 11 congregações.[carece de fontes]

Existem cerca de 5.200 Mórmons em uberaba. Sendo 16 capelas dividas em 2 estacas. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias, chegou a cidade em 1978.

População residente por religião em 2010:

Nossa Senhora D’Abadia – Padroeira de Uberaba

A devoção à Nossa Senhora da Abadia tem início em Uberaba, em 1881, quando o Capitão Eduardo José de Alvarenga Formiga solicita à Câmara Municipal a doação de um terreno no Alto da Misericórdia para construção de uma capela em homenagem a Nossa Senhora D’ Abadia, conhecida, em Portugal, como Santa Maria do Bouro.

O Capitão Alvarenga Formiga e o Alferes Antônio Carrilho de Castro, moradores da rua Capitão Domingos, no atual Alto da Abadia ou da Misericórdia, eram oriundos de Iguatama onde o padroeiro é Nossa Senhora da Abadia, trazendo então a devoção a esta santa para Uberaba. Os esteios de madeira que sustentavam a primeira igreja da abadia foram trazidos pelo Alferes Carrilho de sua fazenda “Batista e Policardo”.

131 anos depois em seu belo e majestoso Santuário, administrado pelos Missionários. Houve na Abadia uma mina de água, com propriedades milagrosas, segundo testemunhas da época, a fonte de água teria secado no momento em que uma mulher lavou um cão em suas águas.

Nossa Senhora D’Abadia é a padroeira oficial da cidade através de ato decretado pela Lei 10.196 de 15 de agosto de 2007 e reconhecida pela Igreja Católica Romana e também Padroeira da Arquidiocese de Uberaba.

Francisco Cândido Xavier, Chico Xavier

Ver artigo principal: Chico Xavier
 
Casa de Chico Xavier[17]

Médium nascido em 2 de abril de 1910 em Pedro Leopoldo-MG e radicado em Uberaba desde 1959. Faleceu a 30 de junho de 2002, “em um dia de grande alegria para o povo brasileiro”, conforme houvera prometido em vida (Dia em que o Brasil sagrou-se pentacampeão mundial de futebol em Yokohama, Japão).

De origem humilde, tornou-se mundialmente conhecido por sua obra espírita e pela atenção e carinho doados a todos os que o procuravam em busca de auxílio espiritual, na Casa da Prece. Mais de quatrocentos e cinquenta livros por ele psicografados já foram editados, alguns em vários idiomas. Codinomeado pela comunidade espírita como “O Consolador”.

No ano de 2000 foi eleito “O Mineiro do Século” em votação da Globo Minas, e o Governo do Estado de Minas Gerais instituiu a “Comenda da Paz Chico Xavier”, outorgada anualmente a pessoas ou entidades que trabalham pela paz. Em 3 de Outubro de 2012 foi considerado por voto popular, na emissora de televisão SBT, “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos“.

Seu primeiro livro, Parnaso de Além-Túmulo, com 256 poemas atribuídos a poetas mortos, entre eles os portugueses João de Deus, Antero de Quental e Guerra Junqueiro, e os brasileiros Olavo Bilac, Castro Alves e Augusto dos Anjos, foi publicado pela primeira vez em 1932. O livro causou muita admiração e polêmica nos círculos literários da época. O de maior tiragem foi Nosso Lar (que em 2010 já havia vendido mais de dois milhões de cópias), atribuído ao espírito André Luiz.

Governo

Prefeito atual: Elisa Gonçalves De Araújo – 2021 a 2024

Cidades-irmãs

Uberaba possui três cidades irmãs:

Economia

Pioneira na raça Zebu, recebe visitantes de várias regiões do Brasil e do Mundo durante as feiras realizadas na Associação Brasileira de Criadores de Zebu que ocorrem no 4º mês do ano. A mais famosa é a Expozebu, considerada a maior do mundo com prêmios disputados pelos melhores criadores. No ano, são realizadas feiras exclusivas para cada raça bovina: Mega Leite, ExpoGenética, Expoinel e, por último, a Expobrahman.

 
Terminal VLI em Uberaba.[19]

A cidade também abriga três distritos industriais instalados, onde se destaca várias empresas de importância no país: Vale Fertilizantes, Stanley Black & Decker, FMC Agrícola, Ouro Fino Agrociência, Yara Brasil Fertilizantes, Duratex, JBS Foods, Valmont, VLI Logística, Ambev, Mexichem, Magnesita, Mosaic, Logum, Bunge, Smurfit Kappa, CCM Indústria, Agronelli, entre outras.[20]

Inaugurado em 1999, O Shopping Center Uberaba possui um faturamento anual de R$ 400 milhões, fluxo mensal de 750 mil consumidores, acomoda 1548 veículos, com 182 lojas incluindo salas de Cinema, Fast foods, Praça de Alimentação, Academia, dentre outros serviços.[21]

O Praça Uberaba Shopping, construído em 2015, possui 148 lojas incluindo: academia, supermercado, cinemas, boliche, praça de alimentação, e estacionamento para 1600 veículos. Área bruta locável: 29.862 m².[22]

No centro da cidade há presença de várias redes comerciais: Pernambucanas, Ricardo Eletro, Eletrosom, Magazine Luiza, Casas Bahia, além de serviços diversos como Artigos para Decoração, Confecção, Varejo, Perfumarias, Telefonia, Alimentação, etc.

 
Shopping Center Uberaba[23]

[24]

Possui nos serviços como sua principal atividade econômica, representando cerca de metade da produção da riqueza municipal.

Indicadores

IDH: 0,772 (2010)

PIB: R$ 13.453.594.031,00 (2016) [25]

PIB per capita: R$ 36.403,22 (2014) [26]

Nº de empresas ativas: 34.166 (2016)[carece de fontes]

Turismo

 

A crença religiosa atrai diversas pessoas para o município, que também recebe um grande número de visitantes que buscam vários objetivos.

O museu do médium Chico Xavier é um dos locais mais procurados. Atrações como os museus de Arte Decorativa (MADA), Museu do Zebu, Museu de Arte Sacra, o Museu dos Dinossauros, o Mercado Municipal, O Santuário de Nossa Senhora da Abadia, A Igreja da Medalha Milagrosa, a Catedral Metropolitana do Sagrado Coração de Jesus, a igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus, Arquidiocese de Uberaba, e a Casa da Prece de Chico Xavier são algumas das opções culturais de entretenimento. A cidade é a sede da Academia de Letras do Triângulo Mineiro.[27]

Igreja da Medalha Milagrosa

O Santuário da Medalha Milagrosa, como é popularmente conhecido, é um das referências do circuito turístico de caráter religioso da cidade. Embora, Nossa Senhora da Medalha Milagrosa não seja a padroeira oficial de Uberaba, a santa, diariamente, recebe muitos visitantes e, na data da consagração, dia 27 de novembro, a Igreja recebe visitantes de todo o país.[28]

Anteriormente, o pequeno mosteiro e a capelinha funcionavam no final da rua Afonso Rato (próximo à Fazenda Modelo). Em 1958, com a iniciativa de vários beneméritos, iniciou-se a construção do Mosteiro e do Santuário. No ano de 1961, muito importante para os devotos, em 7 de janeiro, foi inaugurado o Mosteiro e, em 26 de novembro, o Santuário. Em 2011, o local completou 50 anos e é uma importante referência religiosa e cultural da cidade de Uberaba.[28]

Santuário Basílica de Nossa Senhora D’Abadia

Nossa Senhora D’Abadia, a padroeira oficial da cidade, e também Padroeira da Arquidiocese de Uberaba. Estigmatinos, a Senhora D’Abadia é venerada e amada por milhares de fiéis e devotos que durante todo ano, especialmente na primeira quinzena de agosto, aportam rogando graças e agradecendo favores.[27]

Na Alvorada de 15 de agosto a praça em frente ao Santuário fica repleta de fiéis para agradecer, rezar, pedir e reafirmar o seu compromisso como cristão. Às 5 horas da manhã aproximadamente 5 mil pessoas já estão no Santuário para louvar Nossa Senhora D’ Abadia. Durante todo o dia mais de 150 mil pessoas passam pela igreja, havendo missas de hora em hora das 6 às 17 horas.[carece de fontes]

Infraestrutura

O Aeroporto de Uberaba - Mário de Almeida Franco foi inaugurado em maio de 1935 e possui voos regulares para os principais destinos brasileiros.
 

Aeroporto

O Aeroporto de Uberaba – Mario de Almeida Franco, foi inaugurado em 1935, e ampliado recentemente para a capacidade de 200 mil passageiros/ano.

Atualmente é servido regularmente com as aeronaves ATR-72 e em alta temporada pelas aeronaves Airbus A320neo e Embraer E195.

Transporte coletivo

O sistema de transporte coletivo de Uberaba é prestado sob contrato de concessão por duas empresas: Líder e São Geraldo, operando com 62 linhas, sendo 57 urbanas e 5 rurais, além das linhas intermunicipais não integradas para Delta, Veríssimo, Água Comprida, Conceição das Alagoas e interestaduais para Ituverava, Igarapava e Aramina. Atualmente a frota diária de ônibus na cidade é de 200 carros para atender a demanda.

A cidade atualmente possui quatro terminais urbanos:

  • Terminal Oeste – Localizado na Avenida Leopoldino de Oliveira na entrada da Univerdecidade.
  • Terminal Leste – Localizado na Av. Niza Guaritá, na entrada do bairro Manoel Mendes
  • Terminal Sudeste – Localizado na Av. Bandeirantes, no bairro Parque das Gameleiras.[29][30]
  • Terminal Sudoeste – Localizado na Av. Juca Pato, na entrada do bairro Beija-Flor II[31]

Rodovias

  • BR-262 (Campo Florido, Araxá, Belo Horizonte)
  • BR-050 (Brasília, Uberlândia, São Paulo)
  • BR-464 (Conquista)
  • MG-190 (Sacramento/Monte Carmelo)
  • MG-427 (Conceição das Alagoas, Nova Ponte).

Ferrovias

Saúde

A Santa Casa de Misericórdia de Uberaba (atual Hospital Escola-UFTM) foi fundada em 1858 pelo Frei Eugênio Maria de Gênova, foi até então a única instituição de saúde na cidade e região.

 
Atual sede da UFTM (Inicialmente A Santa Casa de Misericórdia).

[37]

Anos mais tarde outras instituições seriam abertas onde pode-se destacar:

  • O Sanatório Espírita de Uberaba (1928)
  • O Hospital da Criança (1935),
  • O Hospital da Associação de Beneficência Portuguesa (1947)
  • O Hospital Santa Cecília (1955),
  • Hospital e Maternidade São Domingos (1960),
  • O Hospital Dr. Hélio Angotti (1961)

Apesar do desenvolvimento, consolidação e importância de outros centros urbanos que contam com assistência hospitalar próximos a Uberaba, como Uberlândia e Ribeirão Preto, a cidade se mantém até hoje como um importante centro de referência hospitalar na região.[38]

O Hospital Escola (HC-UFTM) atende 27 municípios que compõem a macrorregião Triângulo Sul do Estado de Minas Gerais como único hospital que oferece atendimento de alta complexidade possuindo 302 leitos ativos, sendo 20 de UTI infantil, 10 de UTI adulto e 10 de UTI coronariano, além de 14 salas de cirurgia. O Pronto Socorro conta com 32 leitos, 5 anexos, totalizando 180 consultórios.

Em 2014, é inaugurado o Hospital Universitário Mário Palmério, contando com 38 especialidades médicas, 220 leitos, capacidade para cerca de 4,500 consultas por mês, e pronto-atendimento de 24h nas áreas de clínica médica, clínica cirúrgica, pediatria, ortopedia e ginecologia e obstetrícia.

Outros hospitais na cidade de importante relevância: Hospital do Pênfigo (Fogo Selvagem), Instituto Uberabense de Cardiologia (Hospital São Marcos), Hospital São Paulo, Hospital São José, Hospital Santa Lúcia, Hospital Regional José de Alencar.

Educação e ciência

 

O município é considerado um polo educacional, ofertando instituições universitárias públicas e particulares que incluem centros de pesquisas e extensão.

As universidades e faculdades de Uberaba são:

Ensino a distância:

  • UNOPAR – Universidade Norte do Paraná
  • UNIPAR – Universidade Padre Antonio Rocha
  • UNIFRAN- Universidade de Franca

Quantidade de alunos matriculados em Instituições:

  • Estadual: 35.710
  • Municipal: 26.142
  • Federal: 20.648
  • Particular: 6.832

Cultura

 
Igreja Santa Rita (Museu de Arte Sacra)

O Município tornou-se um importante centro regional e cultural, preservando o seu passado e incentivando as festas tradicionais. Realiza todos os anos encontro de corais, recitais de música erudita, exposições mensais de artes plásticas, cursos, e oficinas artísticas.

A cidade possui vários Teatros, um dos que se destacam é o Teatro Municipal Vera Cruz.

A Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, disponibiliza anfiteatros, salas de aula, e acesso gratuito á internet.

Junto a Biblioteca, está a sede da Academia de Letras do Triângulo Mineiro.

Mídia

A cidade conta com vasta quantidade canais de televisão aberta sendo algumas com emissoras na cidade(Band Triângulo, TV Universitária, TV Alterosa e TV Integração) e operadoras de TV por assinatura como NET, Sky, Embratel, OiTV e TV Filme. Os canais abertos são sintonizados:

Em relação à rádios, Uberaba foi uma das pioneiras em minas a iniciar a transmissão de rádio. Há 40 anos conta com a rádio 7 colinas em AM e FM. Recentemente foi reinaugurada a Rede Jovem Pan FM (a maior rede de rádio do país) após mais de uma década sem operação na cidade.

Sintonia em AM:

  • AM 630 – Rádio Difusora (Bandeirantes)
  • AM 670 – Rádio Uberaba
  • AM 1120 – Rádio Sete Colinas

Sintonia em FM:

  • 87.5 Metropolitana ( Religiosa )
  • 89.1 Super Difusora ( Rede Aleluia )
  • 90.9 Aliança FM ( Igarapava/SP )
  • 93.9 Zebu FM
  • 95.1 Mundial FM ( Comunitária )
  • 97.1 Supersom FM
  • 98.1 Sete Colinas FM
  • 99.1 Transamérica Pop
  • 102.7 Mulher FM ( Comunitária )
  • 103.7 Jovem Pan FM
  • 104.3 Terra FM ( Educativa )
  • 104.9 Universitária FM ( Educativa )

A cidade possui 4 estúdios de TV aberta, que é transmitido no triângulo mineiro, centro-oeste Mineiro, Sul de Minas, pontal do triângulo e algumas cidades do estado de Goiás e São Paulo. Entre esses estúdios estão o da Globo (TV Integração), da BAND (Band Triângulo), SBT (TV Alterosa) e TV Universitária.

Rede telefônica

  • Oi Uberaba-Matriz regional e 7 Lojas
  • Tim– matriz regional e 6 Lojas
  • Claro Uberaba- Matriz regional e 5 Lojas
  • Vivo– Matriz regional e 7 Lojas
  • Algar Telecom Uberaba- 5 Lojas
  • Nextel– 1 Loja

Esportes

 

Parques

Eventos

  • Axé Uberaba: Micareta realizada durante dois dias, geralmente no segundo semestre do ano, reunindo artistas dos maiores gêneros no Brasil, montada em estrutura com camarote.

Seja um Franqueado