Porangaba Registro de Marcas e Patentes

Atendemos todo território Nacional

Ligação para Porangaba e Região:

(15) 3202-3235
(15) 3211-5466
(15) 3211-6171

Demais Localidades Ligação Direta:

0300-100-1000

WhatSapp:15-98189-0202

Departamentos Jurídico / Administrativo / Dúvidas

E-mail: juridico@aybores.com.br

Atendimento ao cliente / Comercial / Agendamento

E-mail: contato@aybores.com.br

Ayborés marcas e patentes atende toda região da Cidade de Porangaba Estado de São Paulo desde 2002, Porangaba registro de marcas e patentes, registro de marcas e patentes Porangaba, registro de patentes, registro de desenho industrial, recurso de marca, recurso de patente, notificação judicial e extra judicial de marca, oposição de marca, manifestação a oposição de marca, recurso contra indeferimento de marca, prorrogação de registro de marca, acompanhamento processual de marca, marca mista, marca nominativa, marca figurativa, registro de logo, registro de nome, registro de empresa, registro no Brasil, conte com a Ayborés marcas e patentes.

Porangaba marcas e patentes

telefone 0300-100-1000 ou pelo site www.aybores.com.br

Sebrae

Associação  Comercial de Porangaba

Associação de Produtores de Porangaba

Disque Denuncia 181

Policia militar 190

Bombeiros 193

Porangaba é um município do estado de São Paulo, no Brasil. Localiza-se a uma latitude 23º10’33” sul e a uma longitude 48º07’30” oeste, estando a uma altitude de 525 metros. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2020, era de 10 067[3] habitantes.

Toponímia

Porangaba (tupi porangáua), significa bela vista, lugar bonito e foi o nome próprio indicado para nomear o distrito de Bela Vista de Tatuí em 1919.[6].

História

Origens

O bairro de Santo Antonio do Rio Feio, que deu origem a cidade de Porangaba, pertenceu a Tatuí e se formou a partir de 1850, data em que foi regulamentada a Lei da Terra, que permitiu a ocupação de áreas na região, legalizando a compra e venda e facilitando a vinda de sesmeiros, posseiros e até de invasores. No início, o lugar foi ponto de pernoite de tropas e tropeiros que vinham do oeste paulista com destino à Feira de Muares de Sorocaba e vice-versa. Era também o ponto de encontro de uma pequena população instalada nas imediações e onde os tropeiros abasteciam as tropas com alimentos e outros gêneros nas vendas e tabernas que se formavam no povoado. O bairro formou-se ao lado da trilha tropeira que ligava Sorocaba a Botucatu.

Em 1870, aproximadamente, construiu-se a capela em louvor a Santo Antônio, o santo padroeiro. Posteriormente, em 1885, a capela foi elevada a Freguesia, com o nome de Bela Vista de Tatuí e em 1891 passou a Distrito de Paz. A emancipação política aconteceu em 1927, quando foi criado o município de Porangaba, separando-se de Tatuí. A instalação do município ocorreu a 4 de junho de 1928. Em 30 de novembro de 2005 o município de Porangaba tornou-se Comarca.[6].

Povoamento

O povoamento do antigo bairro do Rio Feio, com os seus mitos e tradições, intensificou-se a partir da segunda metade do século XIX em consequência do deslocamento de pessoas de Sorocaba e Tatuí, principalmente na ânsia de ocupar as terras sem dono para posse, moradia e exploração agrícola. Recebeu depois, com os fluxos migratórios ocorridos, grande número de caboclos, mamelucos, negros e imigrantes (os elementos formadores da genealogia porangabense) que deram origem às primeiras famílias com suas histórias, tradições e descendentes.[7].

Movimento Tropeirista

O Movimento Tropeirista está diretamente ligado à formação do povoado já que este originou-se primeiramente, como um entreposto comercial para atender os tropeiros e viajantes que por ali transitavam. O papel desempenhado pelos tropeiros no desenvolvimento do transporte de cargas e nas relações sociais e humanas ainda estão presentes no município através dos usos, tradições e costumes.[8].

Auguste Collon

Em 1897, no final do Século XIX,o naturalista belga Auguste Collon, a serviço do fazendeiro Eduardo Ferreira de Camargo, veio para a região de Bofete e Porangaba para verificar a possibilidade de prospecção de petróleo em fazenda de sua propriedade. Feitos os estudos iniciais, foi montada enorme estrutura e após uma série de perfurações, em decorrência de problemas técnicos, o projeto foi suspenso. Mesmo assim, foi realizada a primeira sondagem profunda de petróleo no Brasil, um fato histórico e pioneiro. Gerou relatório, circunstanciado, que impressiona pela riqueza de detalhes. Trata-se de um trabalho científico que, mesmo transcorrido mais de um século, é acatado e aceito pelo meio científico.[9].

 

Seja um Franqueado