Se você recebeu uma ligação ou e-mail, dizendo que existe alguém querendo registrar a sua marca, fique atento, pois são frequentes os golpes para registro de marca, muitas “empresas” utilizam essa forma para “arrebanhar” clientes, veja como proceder se isso acontecer;
- Não fique nervoso(a), conduza a situação com tranquilidade, pois quanto mais nervoso(a) você ficar, mais proveito eles tiraram da situação.
- Não informe dados pessoais ou empresarias, mesmo que eles informem alguns dados seus pessoais ou dados da sua empresa.
- Não assine qualquer tipo de documento enviado por eles como por exemplo, procuração, contrato, logomarca, boleto.
- Não responda ou de aceite em qualquer tipo de documento digital, e-mail, mensagem, WhatsApp, redes sociais etc.
- Não tome nenhuma decisão precipitada como, ligar para eventuais donos de marcas semelhantes, ou cessar o uso da sua marca.
- Não pague nenhum valor antes de saber se o valor e realmente devido e se você esta pagando para a pessoa certa.
- Para sua segurança, procure contratar empresas idôneas, busque referencia, veja se a empresa divulga seus clientes, caso sim, busque informação sobre a empresa a ser contratada.
- Pesquise se a empresa que prestara serviço para registrar sua marca não tem problemas com a justiça, sites de reclamações e outros.
- Após o trabalho de deposito de registro de marca, solicite uma copia do protocolo processual do serviço realizado, assim você poderá acompanhar seu processo junto ao INPI.
- Lembrando que, ao registrar sua marca, você tem o direito de desfruta-la de acordo com a LEI DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL, não existe outra forma de proteger a sua marca se não for através do REGISTRO, por isso fica a dica, registre sua marca.